19465

A infância é uma fase muito importante em nossas vidas. Ela necessita de atenção em muitas áreas. Por isso, é fundamental que o cuidado com a saúde bucal comece desde muito cedo.

 

A Odontopediatria é a especialidade responsável pela higiene das crianças. Pode ser iniciada desde a gestação, juntamente com o pré-natal, na orientação para as mães sobre os cuidados para se ter a partir do nascimento do bebê, e estende-se até a adolescência. Apesar de parecer muito cedo, é essencial que o primeiro contato com o dentista seja criado o quanto antes, a fim de construir uma experiência de aprendizados.

 

O profissional dessa área trabalha diretamente nos cuidados e prevenção dos pequenos. Além disso, visa estimular a importância de criar hábitos saudáveis na infância para serem mantidos ao longo da vida. O acompanhamento junto a um odontopediatra também se faz necessário pois resulta em um bom desenvolvimento dos aspectos fisiológicos em cada fase.

Nessa idade, o atendimento requer cuidados especiais. As crianças precisam de maior atenção e preparo para que a visita ao dentista não vire um sofrimento. A importância de um ambiente atrativo e seguro é fundamental para a garotada se sentir confiante e perder o medo.

 

Para os pais essa relação é importante para conscientizar sobre a necessidade do acompanhamento da saúde bucal. Eles também precisam receber orientações apropriadas para lidar com a rotina diária de cuidados bucais. Assim, encontrar um bom profissional da área para iniciar os primeiros passos faz toda a diferença para que seu filho tenha um sorriso saudável durante toda a vida.


odontopediatriacriançasdentistainfânciasaúdebucal