3232024

Entre as diversas especialidades existentes na odontologia, a Periodontia é a área responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes. A área da gengiva pode apresentar problemas como gengivite e periodontite. E são em casos como estes onde o profissional desse campo irá atuar.

 

Apesar de muitas vezes não receber a devida importância, a gengiva tem papel importante. Ela é o tecido que reveste o osso e dá sustentação ao dente. Assim, precisa de cuidados especiais. A doença periodontal pode comprometer o tecido de suporte dos dentes e levar à queda dentária – essa é a principal causa de perda em adultos.

 

Existem três classificações para a doença. São elas: gengivite, periodontite e periodontite avançada. Entre os principais causadores estão a má higienização, cigarro, excesso no consumo de doces e doenças sistêmicas.

O principal indício de que há algo de errado com a sua gengiva é o sangramento. Porém, alterações na posição dos dentes, mobilidade e retrações gengivais também podem ser sinais de alerta.

 

Por isso, é imprescindível consultar o seu Periodontista, seja para verificar se está tudo em ordem com a saúde da sua gengiva ou para realizar os tratamentos necessários. É comum antes de iniciar qualquer tipo de procedimento odontológico realizar uma avaliação periodontal. Porque para qualquer intervenção nos dentes, é necessário verificar se o tecido gengival está em boas condições.

Para evitar problemas, consulte um especialista pelo menos uma vez por ano. Cuide da sua saúde bucal!


PeriodontiaGengivasOdontologiaSaúdeBucalgengiviteperiodontite